Diverticulite é a inflamação de um divertículo. O sintoma mais comum é dor no abdome inferior, podendo vir acompanhado de náusea, vômito, constipação, diarreia e sintomas urinários.
A diverticulite é dividida em formas simples e complicadas. As complicações associadas à diverticulite podem incluir: abscesso, fístula, obstrução intestinal peritonite.
A diverticulite simples não está associada a complicações e geralmente responde ao tratamento medicamentoso. A diverticulite complicada geralmente requer cirurgia.
Tratamento
O tratamento da diverticulite depende da gravidade dos seus sintomas e do grau de acometimento da doença.
Nos quadros de diverticulite não complicada com sintomas leves pode ser realizado tratamento domiciliar com dieta pobre em fibras e antibiótico via oral. No entanto, se você apresentar febre, dor abdominal intensa, ou incapacidade de tolerar dieta via oral, procure assistência médica imediata.
Se você tiver sintomas moderados a graves, poderá ser hospitalizado para tratamento. Nos casos em que há presença de um abscesso abdominal, poderá ser realizada drenagem ou cirurgia. Nos casos de infecção generalizada no abdômen (peritonite), geralmente há necessidade de cirurgia de urgência.
A cirurgia para diverticulite envolve a retirada da área inflamada do cólon. Pode ser realizada por videolaparoscopia, cirurgia robótica ou técnica convencional.