· Coloproctologia · Doenças e Tratamentos
Doença Diverticular

Um divertículo é uma estrutura em forma de bolsa que se forma através de pontos de fraqueza na parede do cólon. A presença de divertículos é muito frequente e aumenta com a idade.

Diverticulose

A diverticulose apenas descreve a presença de divertículos. Ela é frequentemente encontrada durante exames de rotina, como colonoscopia ou tomografia de abdômen. A maioria das pessoas com diverticulose não apresenta sintomas.

Tratamento

Pessoas assintomáticas com o simples achado de divertículos em algum exame não precisam de tratamento. No entanto, é recomendado aumentar a quantidade de fibra na dieta, já que pode impedir o desenvolvimento de novos divertículos, diverticulites ou sangramentos diverticulares.

Diverticulite

Diverticulite é a inflamação de um divertículo. O sintoma mais comum é dor no abdome inferior, podendo vir acompanhado de náusea, vômito, constipação, diarreia e sintomas urinários.

A diverticulite é dividida em formas simples e complicadas.  As complicações associadas à diverticulite podem incluir: abscesso, fístula, obstrução intestinal peritonite.

A diverticulite simples não está associada a complicações e geralmente responde ao tratamento medicamentoso. A diverticulite complicada geralmente requer cirurgia.

Tratamento

O tratamento da diverticulite depende da gravidade dos seus sintomas e do grau de acometimento da doença.

Nos quadros de diverticulite não complicada com sintomas leves pode ser realizado tratamento domiciliar com dieta pobre em fibras e antibiótico via oral. No entanto, se você apresentar febre, dor abdominal intensa, ou incapacidade de tolerar dieta via oral, procure assistência médica imediata.

Se você tiver sintomas moderados a graves, poderá ser hospitalizado para tratamento. Nos casos em que há presença de um abscesso abdominal, poderá ser realizada drenagem ou cirurgia. Nos casos de infecção generalizada no abdômen (peritonite), geralmente há necessidade de cirurgia de urgência.

A cirurgia para diverticulite envolve a retirada da área inflamada do cólon. Pode ser realizada por videolaparoscopia, cirurgia robótica ou técnica convencional.

Sangramento diverticular

O sangramento diverticular ocorre quando uma pequena artéria localizada dentro de um divertículo rompe, causando sangramento do cólon. O sintoma mais comum é a eliminação de sangue marrom ou vermelho vivo e costuma ser indolor.

É importante lembrar que o sangramento intestinal não é uma condição exclusiva dos divertículos, podendo estar relacionado com outras causas. Qualquer pessoa que veja sinal de sangue junto das fezes deve consultar com um coloproctologista para avaliação e diagnóstico correto.

Tratamento

A maioria dos casos de sangramento diverticular resolve espontaneamente. Quando isso não ocorre, pode haver necessidade de algum procedimento para controle do sangramento, podendo ser feito colonoscopia, angiografia (tratamento que bloqueia a artéria hemorrágica) ou cirurgia de urgência.

A cirurgia para sangramento diverticular envolve a retirada de toda área do cólon acometida por divertículos. A cirurgia pode ser realizada por videolaparoscopia, cirurgia robótica ou técnica convencional.

Quando a Cirurgia é Necessária?

Após um episódio de diverticulite não complicada, a cirurgia eletiva geralmente não é necessária, pois o risco de outro episódio ou a necessidade de cirurgia de emergência é baixo. No entanto, pacientes com sintomas persistentes, histórico de diverticulite complicada, episódios repetidos de diverticulite ou imunodeprimidos podem ter indicação cirúrgica.

Pacientes que apresentam episódios repetidos de sangramento diverticular ou com algum episódio de sangramento com repercussão maior também poderão ser candidatos à cirurgia.

Posso Comer Sementes?

É bastante comum que os pacientes com doença diverticular sejam aconselhados a evitar sementes, milho e nozes, devido à preocupação de que esses alimentos possam causar um episódio de diverticulite. Entretanto, essa crença popular é completamente não fundamentada e a ingesta de fibras e sementes deve ser estimulada.

Dra. Laura Moschetti
CREMERS 31934 · RQE 21923 / 24184
COLOPROCTOLOGIA

Colonoscopia
Colposcopia Anal
Cirurgia Minimamente Invasiva

Doença Diverticular