O coloproctologista, além de diagnosticar e tratar, atua na prevenção de doenças. Isso é feito através da orientação de hábitos de vida saudáveis e de exames de rotina.
Alguns hábitos estão associados com uma diminuição do risco de câncer colorretal, e você pode adotá-los:
- Faça exames regulares de prevenção de câncer colorretal a partir dos 45-50 anos de idade.
- Se você tem antecedentes pessoais ou familiares de câncer ou pólipos colorretais, ou histórico pessoal de outro câncer ou doença inflamatória intestinal, converse com seu médico sobre a necessidade de antecipar os seus exames de prevenção.
- Tenha uma alimentação rica em fibras através do consumo de frutas, vegetais, cereais, sementes e alimentos integrais
- Adote uma dieta com pouca gordura
- Procure ingerir alimentos ricos em cálcio
- Evite bebida alcoólica em excesso e cigarro. Álcool e tabaco em combinação estão ligados ao câncer colorretal e outros cânceres gastrointestinais.
- Pratique exercícios regularmente: 20 minutos ou mais, três a quatro vezes por semana. Exercícios moderados, como caminhar ou subir escadas, podem ajudar a reduzir o seu risco. A obesidade também é fator de risco para o câncer colorretal.
- O uso de aspirina e outros anti-inflamatórios não esteroides podem proteger contra o desenvolvimento de câncer de cólon.
No caso de dúvidas ou sintomas, procure o seu médico. O auxílio de um coloproctologista é essencial para a prevenção, diagnóstico correto e tratamento adequado, além do esclarecimento de eventuais dúvidas que você possa ter.
- American College of Gastroenterology