· Coloproctologia · Doenças e Tratamentos
Pólipos Colorretais

A descoberta de pólipos no cólon ou no reto muitas vezes levanta questões para os pacientes e seus familiares. Qual é o significado de encontrar um pólipo? Isso significa que eu tenho ou irei desenvolver câncer? Um pólipo requer cirurgia?

Alguns tipos de pólipos têm potencial de evoluir para câncer, enquanto outros praticamente não têm chance.

Quando falamos sobre pólipos do cólon e reto, os seguintes pontos devem ser considerados:

  • Pólipos são comuns (ocorrem em 30 a 50% dos adultos).
  • Nem todos os pólipos se tornarão câncer.
  • Demora muitos anos para um pólipo evoluir para câncer.
  • O câncer colorretal e pólipos são incomuns antes dos 40 anos de idade.
  • Os pólipos podem ser completamente removidos com segurança.

A abordagem a ser realizada quando um pólipo é encontrado depende do número, tipo, tamanho e localização do pólipo. Assim como varia o intervalo entre os exames subsequentes.

Tipos de pólipos

Os tipos mais comuns de pólipos são os hiperplásicos e adenomatosos.

  • Hiperplásicos: geralmente são pequenos, localizados na porção final do cólon e no reto, não têm potencial para se tornar malignos.
  • Adenomas: correspondem a dois terços dos pólipos. Eles têm potencial de malignidade, mas a maioria não evolui para câncer. São classificados por tamanho, aparência geral e características específicas vistas ao microscópio. Eles devem ser removidos completamente para prevenir o câncer.
  • Pólipos malignos: já contêm células cancerígenas. O tratamento ideal para pólipos malignos depende da extensão do câncer e de outros fatores individuais.
Sintomas

Os pólipos geralmente não causam sintomas, mas podem ser detectados durante um exame de rastreamento do câncer de cólon. Raramente podem apresentar sangramento ou alteração do hábito intestinal.

Tratamento

PolitectomiaA colonoscopia é a melhor maneira de avaliar o cólon, pois permite que o médico veja toda mucosa que reveste internamente o órgão. Durante a colonoscopia é possível remover a maior parte dos pólipos encontrados, o que elimina a chance desses se tornarem malignos. Ocasionalmente, pólipos grandes precisam ser removidos por cirurgia.

Quando devo fazer a minha primeira colonoscopia?

Como regra geral, o rastreamento de pólipos e câncer colorretal deve iniciar aos 45-50 anos de idade.

Pólipos e câncer de cólon tendem a ocorrer em membros de uma mesma família, sugerindo que fatores genéticos são importantes para o seu desenvolvimento. Qualquer histórico de pólipos do cólon ou câncer de cólon na família deve ser discutido com o seu médico. Nesse caso, você pode ser considerado como tendo risco aumentado para câncer e deverá começar o rastreamento mais cedo.

Quando devo repetir minha colonoscopia?

Como regra geral, quando não são encontrados pólipos na colonoscopia, o exame pode ser repetido:

  • A cada 10 anos: se não houver história de câncer colorretal na família
  • A cada 5 anos: quando há histórico de câncer e pólipos na família

Quando pólipos são encontrados no exame, o intervalo de tempo exato para acompanhamento varia de acordo com vários fatores:

  • Características microscópicas do pólipo
  • Número e tamanho dos pólipos
  • Qualidade do preparo intestinal
  • Exame completo ou parcial do cólon

As pessoas que são submetidas a exames regulares de câncer de cólon têm menor probabilidade de morrer de câncer de cólon. Portanto, seguir as diretrizes de prevenção é muito importante na prevenção do câncer de cólon e reto.

Discuta com o seu coloproctologista o resultado da sua colonoscopia para decidir o melhor intervalo para o exame de acompanhamento.

Dra. Laura Moschetti
CREMERS 31934 · RQE 21923 / 24184
COLOPROCTOLOGIA

Colonoscopia
Colposcopia Anal
Cirurgia Minimamente Invasiva

Pólipos Colorretais